domingo, fevereiro 20, 2011

Ontem foi o dia...


Uma das surpresas que tinha preparadas para ela no dia dos seus sete anos, era ir satisfazer-lhe o desejo de furar as orelhas. Sempre lhe disse que podia furar quando se sentisse preparada para isso, e ela já ia falando em o fazer.

Quando a fui buscar à escola com o irmão e perguntei-lhe se queria ir, congelou de medo e não quis.

Há umas semanas, num fim-de-dia a duas, pediu-me para o fazer. Perguntei-lhe se tinha a certeza e ela que sim. Quando estávamos a chegar mudou de ideias. Seguimos em frente.

Ontem à tarde, pediu para o fazer decidida, e, depois de confirmar várias vezes que não ia desistir, lá fomos em busca de uma ourivesaria aberta à tarde. Rumámos ao Colombo com esperança mas nenhuma ourivesaria o faz. Perguntámos nas informações e havia um quiosque no primeiro piso onde era possível. Chegámos só para saber que a senhora que o faz tinha acabado de sair. A única possibilidade que restava era uma loja de piercings, e lá fomos nós, decididos a honrar a sua decisão.

Na loja de piercings não faziam furos "normais" pelo que rumámos a outra loja com o mesmo nome e na ponta oposta do centro, onde (supostamente) o fariam.

Chegámos, faziam, e a primeira coisa que a funcionária da loja me diz é:

- mas tem a certeza que a menina não vai desistir depois do primeiro? é que a maioria diz que quer, mas depois dói-lhe e já não deixa!

Apeteceu-me dizer umas quantas asneiras. Vi-a ali, a fazer um esforço para não desistir, e a ouvir isto. Ela sabe que dói e que depois passa, e foi justamente porque nunca lhe ter dito que não custa nada, que ela demorou até reunir a coragem para satisfazer o seu desejo. Olhei para ela e vi-lhe o brilho nos olhos de excitação - olhei para o pai e vi pânico - e afirmei à senhora que não sabia o que ela ia fazer, mas que se quisesse desistir, desistiria, pois ela estava ali por vontade dela.

Sentou-se, deixou que desinfectassem e segurei-lhe a mão - só para não segurar a do pai que estava quase a cair redondo de tanto nervoso - e portou-se à altura da ocasião.

Tenho uma filha com orelhas furadas, mas mais do que isso, tenho uma filha que aprendeu a combater o medo para conseguir o que deseja.

E só por isso, ontem é um dia para recordar.

14 comentários:

Unknown disse...

Uma menina muito valente, sem dúvida! Um beijinho grande para ela e diz-lhe que está linda:))

CLS disse...

Linda e corajosa! Eu já para evitar esses pânicos (delas, meus e do pai) decidi furar as orelhas a ambas quando fizeram 15 meses, ficou o assunto despachado e elas nem deram por ela.
Um beijinho.

akombi disse...

que valente, por aqui a mais velha quis furar aos 6 anos qd entrou para a escola e via as colegas com brincos, furou numa orivesaria de bairro, a onde tb eu furei as orelhas por volta dos 10 anos.....agora prepara-te que a miúda tomou o gosto é que a V aos 9 pediu o 2º furo e agora com 11 já vai falando em percing...mas neste assunto "mais á frente"sou renitente.


já a mais nova, tb de 7 anos, diz que NUNCA vai furar as orlhas (¨,)

na Claire`s, uma loja de bijuteria furam as orelhas e pelo que oiço falar furam com duas pistolas uma em cada orelha para não haver perigo da criança desistir e só ficar uma orelha furada :D

Jolie disse...

cls, e eu foi justamente por querer que ela passa-se por esta experiência que não lhe furei enquanto era pequenina :p

Kombi, espero bem que não tenha ideias dessas, mas lá está... é melhor deixar esses pensamentos para quando isso realmente acontecer :p

rosinha_dos_limoes disse...

Que giro, foi exactamente assim com a Bia ... também foi prenda de 7 anos pois ela já pedia à um tempo, mas faltou-lhe a coragem ... até uns meses depois. Mas ela fez logo nas duas ao mesmo tempo ;)
Na ourivesaria onde fomos (e onde já ia há bastante tempo e conheço bem o rapaz que nos atende) também me fizeram a mesma pergunta, acho que receiam que as miudas estejam apenas a ceder a uma vontade maior das mães do que delas ... e por um lado pareceu-me bem a preocupação do rapaz e se ela estaria consciente de que podia doer e do cuidar dos furos nos primeiros tempos ... claro que isto depende do tom com que se diz a coisa ;o)
Ele mesmo disse que as duas filhas (que são pouco mais velhas uqe a Bia) só o fizeram quando quiseram mesmo muito.

Tita Dom disse...

O que eu me ri na parte do pai! :))
A Joana é uma menina de M grande!!!
e ficou ainda mais linda!!
Beijinhos nela.

Luna disse...

Valente menina, a minha já tem brincos tb vou fazer como tu, só vou furar a pedido dela.
bjinhos
Luna

CS disse...

Tb fui "furada" a pedido, mas com o passar da onda, nestas orelhinhas não levaram com mais nada.
Mas fica giro!

. disse...

Na Claires fazem as duas orelhas ao mesmo tempo. A minha diz que é quando tiver 8 anos. Ou 9. Mas todas as amigas têm as orelhas furadas, ela é a resistente!

Unknown disse...

Eu já perguntei à minha mas, com 8 anos e meio, diz logo que não quer!
LOL
Beijocas

Miduxe disse...

Fiquei comovida; porque se fosse a mim que dissessem "de certeza,olhe que doi" eu fugia logo e tenho quase 40 anos;
De facto as crianças surpreendem-nos de dia para dia.
bjs

Rita (a minha pequena lua) disse...

corajosa boa! eu também acho que devem ser elas a escolherem se querem ter as orelhas furadas e quando o querem. a minha terá quando entender que sim, e se entender que não quer, não a obrigo... comigo acho que já te contei, resultou muito mal aos 8 anos. infectou. as orelhitas incharam e a parte de trás dos brincos entraram mesmo no inchaço, dentro da pele, tive de ir ao hospital para me cortarem um bocadinho, retirarem o pus e o brinco. doeu-me que nem queiras saber. nunca mais quis voltar a fazer... até que... aos 17 anos, o namoradinho da altura me ofereceu uns brincos lindos... e pronto, não resisti e pedi à minha mãe para ir furar novamente para os poder usar :) o que o amor faz... correu bem ai... depois ainda fiz um 3º furo e mais tarde um 4º que entretanto me fartei destes dois últimos e já deixei fechar :)
ela fica linda com essas bolinhas muito delicadas!

Margarida Atheling disse...

Assim é, de facto, um marco. É uma conquista dela, em todos os sentidos!
E que linda que ficou, Sandra...!
Bem podes ter por aí muita baba! ;)
Bjs!

Soph disse...

Decisões ACTIVAS.
GOSTO DISTO!

Está LINDAAAAAAAAAAAA!!!!
Pois, claro!