sexta-feira, maio 06, 2011

De blogue a livro, ou um backup legível - esta não vão querer perder :)

[e agora lembrei-me do meu velhinho Templates e Designs...]

Há vários serviços que disponibilizam a possibilidade de passarem o vosso blogue a livro mas ontem, após me terem perguntado mais uma vez como poderiam fazer um backup* de um blogue do blogger com intenção de um dia fazerem um livro, decidi-me a experimentar esse serviço da blurb na minha noitada.

O meu blogue tem 3883 posts, muitas imagens e o processo, embora tenha demorado uns bons minutos, correu bem do início ao fim.

Querem explicações passo a passo? Eles têm um vídeo! (em inglês mas fácil de seguir)

Na minha experiência com os posts de um ano inteiro (559 posts para ser mais exacta) o resultado final não foi isento de falhas, mas ainda assim ficou com muito bom aspecto e seria apenas necessário fazer as mudanças que se adequassem mais ao meu gosto pessoal. É claro que o "seria apenas necessário" iria levar umas boas horas de trabalho, mas quanto a isso...

Se me lembrar (e se arranjar tempo :p) ainda experimento outros que conheço e digo-vos que tal se portaram em relação a este.




* o blogger disponibiliza um serviço de exportação do blog, para ser guardado no computador ou importado para outro blog, em formato xml. Para o fazerem vão a Definições - Básico - Exportar blogue. Além de o guardarem no pc/mac, podem sempre criar um segundo blog privado para onde podem importar o vosso blog e que deve servir apenas de backup do primeiro. Em caso de azar podem sempre efectuar o processo inverso e têm o vosso blogue de volta :)

5 comentários:

Rita disse...

Estas tuas noitadas são realmente produtivas ;)

Beijos e obrigada

Helena Barreta disse...

A isto se chama Serviço Público. Não tenho nenhum blogue, mas obrigada na mesma.

Um beijinho

Anónimo disse...

Ai agora tás expert em backups... pois pois LOL

mas gostei da dica!

jocas

Mary disse...

Obrigada pela dica! Já fiz um backup, e pus um link no meu blog para este post, espero que não te importes...

Tella disse...

Obrigada pela dica. Acabei agora de fazer um back-up!