Em dias de testes costumo ser eu a levá-la à escola para lhe fazer durante o percurso umas quantas perguntas, muito idiotas e de preferência que nos ponham a rir, relacionadas com a matéria em causa e de forma a poder ajudá-la em alguma branca de última hora, que a relaxem e que contextualizem na prática o que ela tem de saber.
No entanto, nos dias de teste de matemática tenho-me limitado a dizer toma atenção! lê bem o que escreves! quando terminares relê e vê lá se alguma resposta não tem sentido! e sigo para a brincadeira.
Ontem foi dia de teste de matemática e quando lhe pergunto se ainda tinha alguma dúvida e ela diz que sim, pensei: eh lá? tens? então diz lá! A dúvida era sobre subtração de números negativos. Já tinha apanhado a adição, mas estava-se a baralhar com o sinal de menos nas subtrações.
- mas tu estás a aprender números negativos?
- não! mas à hora do almoço eu e o Guilherme fazemos destes jogos de perguntas e começámos a fazer contas com números negativos.
- e a professora sabe disso, já lhe disseram?
- não! achas!? é só para nos divertirmos!
Choque à parte, ajudei-a na dúvida e deixei-a à porta da escola com um toma atenção! lê bem as respostas! extra, que a miúda quando entra no mundo da lua não há quem a tire de lá.
À noite quando a vou buscar, faço a pergunta típica: então correu bem? e a resposta não podia ser a menos esperada para o teste em questão:
- olha, não respondi de forma completa - adoro esta designação que eles usam - a uma pergunta.
- então?! não conseguiste resolver?!
- não! consegui. mas a resposta não fazia sentido e tu disseste que as respostas tinham de fazer sentido.
- e o que é que não fazia sentido?
- então aquilo era um problema sobre bolos. havia uns meninos a vender bolos na escola, e venderam uns quantos de manhã e outros à tarde. a pergunta era indicar quantos bolos teriam os meninos à venda ao final do dia. mas é parvo, mãe, não faz sentido. ora se é ao final do dia, é claro que não podiam lá estar os meninos logo não podiam vender bolos nenhuns!
E agora digam-me lá, o que é que se responde a isto?!
13 comentários:
Pois... também não faço ideia...
Estes miúdos de hoje em dia são muito à frente. O meu agora dá em subtrair números maiores de mais pequenos e não sei bem como é que ele faz, mas consegue. Outras vezes, nem sei bem como, subtrai ao contrário e o valor que lhe dá é o que daria se fizesse a prova dos nove, nem sei bem explicar. E não é que lhe tenham ensinado ou que não saiba fazer as contas como deve ser, só que dá-lhe para ali...
M-A-R-A-V-L-H-O-SO!
AHAHAHAHAHAHAH
Olha viste! :ppp
ah ah ah demais!!
Pois. A parte que esqueceste de referir é que as perguntas dos testes, às vezes, é que não fazem sentido mas que temos que responder, ainda assim, considerando a pergunta idiota. Ela tem toda a razão. Os professores é que não fazem sentido. :p
(Quem me dera ter tido uma mãe como tu, menos preocupada com os resultados do que com a necessidade de nos esforçarmos sempre, mais preocupada com a importância de gostarmos de aprender do que com as notas que aparecem nas pautas. Mas pronto, já a ameacei que por causa disso é possível que eu a deserde e ela diz que está bem. :p)
LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
Só baralham os miúdos com estes enunciados, pá :oP
ahahahahah oh meu deus, mas será q eles nos querem pôr ainda mais malukos!!! (gosto de saber q n é só o meu q anda sempre no mundo da lua :p)
Credooooo...também não faço ideia de como se podem responder!! Espertos!!!!
ai céus, tive um ataque de riso tão grande agora. LOL
Pois, vá-se lá saber! LOL
a única coisa que se pode dizer é que inteligência não falta à tua filhota :) muito boa!
LOL ela tem toda a razão claro :)))
OMG :)
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