domingo, abril 08, 2012

Queques de Laranja...

O borrego da aldeia já estava no forno acompanhado das batatinhas que o sogro tinha acabado de apanhar. Cá fora, os grelos apanhados na tarde de ontem, já tinham levado uma entaladela para que quando estivesse na hora bastar uma fervura.

Quando ligo o forno, gosto de o fazer render e comecei a magicar o que fazer rapidamente para tomar o lugar seguinte e aproveitar o calor já gerado.

Uns momentos antes, a tentar descobrir - sem sucesso - uma faca grande nas caixas que ainda atulham a garagem, tinha descoberto a forma dos queques comprada há mais de dois anos e ainda por estrear. Lancei-lhes o desafio e foi imediatamente aceite. Um tratou dos ovos, outro da laranja e tarefa sim, tarefa não, fizeram tudo sozinhos apenas com algumas indicações minhas.


Aqui fica a receita que adaptei das várias que descobri (é que tinham todas óleo e eu recuso-me a usar óleo em bolos). É simples e simplesmente deliciosa.

Ingredientes:

370gr de açúcar
300gr de farinha com fermento
6 ovos
2 iogurtes naturais
1 laranja

Preparação (com bimby):

Pré-aquecer o forno a 180º e lavar bem a laranja. Parte-se a laranja em quartos, descaroça-se e coloca-se no copo juntamente com o açúcar. Mistura-se 50 segundos à velocidade 8.

Juntam-se os iogurtes e mistura-se 10 segundos à velocidade 4. Coloca-se a borboleta, adicionam-se os ovos e mistura-se 5 minutos à velocidade 4. Adiciona-se a farinha e mistura-se 30 segundos à velocidade 4.

Enche-se as formas até cerca de meio e leva-se ao forno durante 20 a 30 minutos (depende da quantidade que puseram, o melhor é verificar com um palito).

Se não tiverem bimby ou outra traquitana equivalente, sugiro que usem a raspa e o sumo de duas laranjas - para ficarem com um sabor a laranja igualmente intenso - e que procedam como qualquer outro bolo: bater as claras em castelo, bater as gemas com o açúcar até se verem os olhinhos na massa. Misturar a laranja na massa e depois envolver na massa, com uma colher, a farinha e as claras à vez.

A quantidade de massa que fizemos rendeu três fornadas e deu um total de 33 queques.

Pode não ser um típico doce da Páscoa, mas deixou todos satisfeitos, mesmo os que não gostam muito de bolos.

2 comentários:

Unknown disse...

Devem ter ficado uma delícia!

Anónimo disse...

hummmmmm bem bons