terça-feira, janeiro 16, 2007
Reunião de pais...
Hoje foi dia de reunião de pais individualizada. O objectivo era falar sobre a evolução da Joana nos primeiros quatro meses de pré-escolar. A primeira coisa que a educadora nos disse foi: "Antes de mais nada, o que se nota mais na Joana é que ela é uma criança feliz!". A reunião podia ter acabado mesmo ali que vinha satisfeita.
A timidez dela limita-a muito, especialmente nas tarefas em grupo e que a obriguem a falar. Não gosta de ser o centro das atenções e fica muda sempre que lhe é feita uma pergunta directa. Não reagia quando lhe tiravam os brinquedos e procurava outra coisa para brincar, mas com algum estímulo por parte da educadora já luta pelos seus direitos. Quando uma área de brincadeira começava a ter muitos meninos, ia brincar sozinha para onde estivessem menos. Aos poucos, tem vido a ganhar confiança e a interagir mais com as educadoras, mas é um processo muito lento e que tem de ser muito bem trabalhado.
O seu forte sentido de independência aliado à timidez, ainda a empurra para jogos sozinha e com o grupo de amigas que ela escolheu. Quer fazer tudo sozinha, tem uma grande necessidade de agradar e fazer as coisas bem. Quando é repreendida fica muito sentida e precisa de muita atenção.
Do que ela transmite de casa, a educadora percebe que neste momento ela está a sentir a minha falta. Quando se refere a qualquer coisa que eu faça é sempre em relação ao Miguel: "A mãe deu banho ao Miguel."; "A mãe deu o comer ao Miguel."; etc. Por isso, vou ter de voltar a reforçar o nosso tempo a duas.
Tem uma relação com a natureza excepcional (é o que dá ter avós e tios com hortas e animais).
No avaliação do inglês teve Good e nas notas da professora veio indicada a imensa dificuldade que tem em fazê-la falar e participar, e, consequentemente, em a avaliar.
Depois vem a parte onde ela brilha. A expressão plástica, o controle perfeito dos lápis, pincéis e afins. O rigor no desenho e recorte de formas geométricas. O conhecimento das letras e números. A lógica. Dá-nos os parabéns porque nota que muito se deve às brincadeiras que ela tem em casa.
Pergunto à educadora se já reparou que ela já sabe desenhar as letras A, U, O e J. Ela responde-me (cheia de entusiasmo): - E a mãe já reparou que ela sabe escrever o nome dela? Que ela já sabia organizar as letras no quadro magnético para formar o nome dela, o meu e o do pai (os nossos ainda com falhas) sabia, mas escrever?!
Foi buscar o livro de actividades mensais e lá estava, numa das páginas, um Joana totalmente legível. Ficámos os dois de queixo caído. Um "J" maiúsculo e as restantes letras minúsculas em letra de máquina. Todas alinhadinhas e quase perfeitas.
- Este ela desenhou com o nome dela à frente, e este (mudou a folha do livro) ela desenhou sem ver o nome. - mostrou a educadora.
Lá estava um "J", um "o" e depois as restantes letras mais riscadas e baralhadas.
É escusado dizer que houve uma inundação na escola com tanta baba destilada, não é?
19 comentários:
É a primeira vez que comento o teu blog. Cheguei cá através da referência de uma amiga, que me disse que já o tinhas criado há muito tempo e que o actualizavas todos os dias. Gostei do que ouvi e resolvi vir. Só que tenho um problema: gosto de ler os blogs que me despertam a atenção, do início ao fim. Foi o que fiz.
"Iniciei-me" nos blogs há pouco tempo. Criei o meu em Julho, quando a minha filha tinha 4 meses, e desde aí vou fazendo o que todas fazem: descrevendo o seu desenvolvimento. Para além disso, há uma série de blogs que sigo religiosamente. Como é o caso do teu. Delicio-me com as tuas descrições e sinto um misto de emoções: ver a minha Adriana crescer depressa, para poder conversar com ela, mas com muito medo que o tempo passe depressa de mais.
Enfim, o post já vai longo, mas não queria deixar de finalmente deixar-te umas palavrinhas.
Esta reunião pareceu-me ter corrido muito bem. Fico espantada com o desenvolvimento dos miúdos. Como é que ela já sabe escrever o nome???
Um beijo grande
Parabéns! A Joana está em grande! Grandes progressos...
Razões de sobra para toda essa baba! :)
Beijinhos
Que bom, Joana está muito desenvolvida, duda tambem foi sempre assim, no entanto agora mais que nunca começo a ficar preocupada. Tudo porque alguem me dizia á tempos, que quando ela for para o ensino básico não ira ser novidade para ela as letras e numeros, tendo em conta que já os sabe escrever á muito. Que irá se desmotivar, e as bases iriam se perder... E disso estou com algum receio...
Beijos
Parabéns à Joana, e também aos pais, que estão a fazer um excelente trabalho!
Beijinho
E é tão bom ver esta evolução deles! É incrivel a rapidez com que aprendem hoje em dia! Parabéns joaninha! :)
Beijoss
:D
Muitos Parabéns , mamã babada!
Tens motivos para isso, a Joana está a crescer , e bem!!
:D
BEM! tu começa a levar um alguidar porque a julgar pela evolução qualquer dia até escafandro tens que levar :)
Boa Joaninha!!
Beijos
Até eu estou a babar e ela nem minha filha é....lol .Parabéns
Parabéns Joana :))))
beijinho
A baba chegou até cá acima:P
Parabéns à princesa e aos pais!
Beijocas
Parabéns!
tens razão p tanta baba!!
eles crescem....
Bem que me pareceu estranho este rio de baba que corre aqui à porta desde ontem! :DD
Parabéns!
Beijos
Muita baba... e com razão! :D
Parabéns!
Bolas! E então não havia de ser?!
Até eu estou de sorriso rasgado! Bolas Joana! Parabéns!
Babada! E com razão... Estas avaliações são bestiais, dão noções tão concretas das coisas... Mt fixe. Bjs
Imagino a vossa baba... é que é mesmo de escorrer. Que máximo!!! Como pode??? Escrever o próprio nome é assim uma coisa do outro mundo. E não estou a gozar. Eu vibro com o a minha quase dizer o nome dela, quando o escrever vou amar :D
Beijos (e deixa lá os saltos finos...)
... a baba já chegou aqui...
Epa, tanta, tanta baba!!!!
E estou a ver que é tão tímida como o meu, ele com a excepção que se lhe tiram um brinquedo ele o tira de volta e ainda dá com o brinquedo na cabeça do outro, o que não é muito bem :S
Bjs
PARABÉNS Joana!!!
E os papás têm mesmo razão para tanta baba ; eheheheh!
A descrição da timidez, misturada com a independência e o jeito para as artes plásticas fez-me lembrar a Inês.
Posso dizer-te que, à medida que a confiança dela for aumentando, ela irá interagir e participar mais :)
Beijos
Enviar um comentário