sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Pedido de marcação de consulta

Hoje apresentei-me na Estefânia com a recomendação da médica na mão para marcar a consulta de imunoalergologia do Miguel. Depois do funcionário preencher a ficha e rever os meus dados pessoais, diz-me: - Pronto, o pedido de marcação de consulta está feito e se for marcada há-de receber em casa uma carta com a data e se for mais cedo que a média, contactam-na pelo telemóvel. - Desculpe? Pedido de marcação? Mas a consulta não fica já marcada? - pergunto eu, sem perceber muito bem, o que raio é um "pedido de marcação de consulta". - Não. Agora o processo vai para análise e depois os médicos é que dizem se tem consulta e quando. - Mas eles tomam essa decisão com base em quê? - pergunto eu a relembrar o que a médica escreveu naquela folhinha. - Com base no que a médica que a recomendou escreveu aqui. - Mas o que está aí escrito, não diz nada sobre o historial dele! Diz apenas que teve uma crise com boa resposta aos medicamentos! Isso não aconteceu em nenhuma das três vezes anteriores! Como é que podem decidir apenas com base no que aí está escrito? Nem vão consultar os registos das vindas dele à urgência?! - Pois, as médicas responsáveis é que tratam disso, mas como vem referenciado a um médico específico pode ser que não demore tanto. - E qual é a média de espera para a consulta? - Anda à volta de três meses e meio. - Três meses e meio?! - Mas pode ser que no caso dele não demore tanto. Por acaso ninguém conhece ninguém que me dê uma ajudinha nisto, não?! [entretanto se alguém tiver um imunoalergologista que me recomende, agradeço. Podem enviar para o meu email. Vou abrir um leque de alternativas à consulta na Estefânia, para o caso de ter nova crise antes de ser chamado... se é que vai ser :s] Adenda: Obrigada! Por tudo!

18 comentários:

barbarayu disse...

é este país ridículo onde vivemos, imersos em papeladas desnecessárias... :(

o Vasco faz uma densitometria óssea por ano e tem consulta... seis meses depois... ora em 6 meses um miudo de 3 anos é capaz de mudar um bocadinho, não? :p

as melhoras para os teus filhotes!

beijocas!

Fitinha Azul disse...

sem palavras...

Beijocas grandes, ânimo e faz o que o teu coração mandar (isto é se vires que tal marcas noutro lado)

rnpv disse...

Bem...

Olha o D até há bem pouco tempo teve problemas de alergias mas no caso dele o grande problema eram as amígdalas mas foi operado em Santa Maria este verão e tem andado bem. A minha cunhada está acabar medicina em Santa Maria dá-se bem com os professores quase todos bem. Quando o D. andava muito mal da dermatite (também anda mal agora mas) foi visto e chegou a fazer teste e medicação por um professor de lá. A ideia que eu fiquei é que eles gostam muito de "apanhar" bébés assim para no fundo experimentarem novas vias de tratamento. O D. iniciou e nunca acabou o tratamento que é todo à base de curticoides e muito violento para crianças tão pequenas sem falar nos efeitos secundários. O médico é bom mas prefiro algumas crises de dematte do que aquilo, até porque no caso dele o problema eram as amígdalas. De qualquer das maneiras se quiseres posso falar com a minha cunhada e ela rapidamente me dá o contacto dele. Quanto ao otorrino conheço muito bem o professor oscár dias que é um dos maiores especialistas mundiais e foi ele que criou a técnica de retirar amígdalas agora utilizada. Posso dar-te o contacto também. Quanto a homeopátas fui consultada pelo dr. Pedro d´val (aquele que escreve(ia) no expresso) é dono do celeiro e não gostei nada pois fiquei com a ideia de que querem é vender os produtos das suas lojas.

Se precisares manda um e-mail.

Beijinhos de melhoras

Raquel (minhoco.blogspot.com)

Maria disse...

Bem, a consulta do Leo demorou apenas umas horas para ser chamado, mas o caso dele é especial porque estava internado na MAC e foi a MAC que contactou o HDE directamente a pedir consulta, teve direito a motorista e tudo :-)
mas por experiencia o acompanhamento no hospital é do melhor, vale a pena a espera... entretanto, talvez se tentasses falar com a Dra Sara e lhe expusesses o problema directamente... tenta, pelo menos.

Boa sorte!

Rosa disse...

Compreendo-te. Eu comecei esta semana os meus primeiros contactos com o serviço nacional de saúde. Não recomedno, não recomendo...

Ana Pessoa disse...

o do martim é o Dr Rosado pinto, dir de imunoalergologia da estefania mas somos seguidos no consultorio dele ;)

xxx

A

carla disse...

ahahahahah, desculpa mas tive de me rir bem vinda ao sistema nacional de saúde!!!! Até parece que eu não me tenho queixado a ti do que passo....mas é assim mesmo, agora vão estudar o processo e depois enviam-te uma carta para casa com o dia e hora, do rodrigo a de asma demorou umas 3 semanas, a de otorrino, que a espera é de 9 meses demorou 3 meses, por ser uma criança de risco!!!

Beijos

carla disse...

Ahhh esqueci-me de dizer uma coisa...eu esperaria pelo sistema nacional de saude, depois de conseguires entrar lá, és muito bem tratada e são eficientes, eu na altura em que estive em espera fui com ele a um alergologista particular e não adiantou de nada!!! Tem calma e espera....

Beijocas

Jolie disse...

carla, conheço bem este SNS sim. É por isso que estou a escolher alternativas para o caso de não o chamarem

Beijocas!

Sónia e MI disse...

Aconteceu-me o mesmo por ter gravidez de alto risco. Fui à Estefânia para consulta externa e por 2xs fiquei lá à espera para me dizerem que não me podiam ver pq a Drª não tinha tempo e blábláblá.

Tive de lá ir com uma carta do meu médico de família directamente para as urgências e fui logo vista.
Por vezes temos de ser matreiros e usar métodos menos cívicos.

beijocas e espero que encontres a melhor solução, que vais encontrar, de certeza.

Avozinha disse...

As melhoras!

Morena disse...

A B tb é acompanhada na estefânia, nas consultas de alergologia por causa das proteínas do leite de vaca. No caso dela (tinha 5 meses) esperou 2 semanas, depois disso, como marco sempre a próxima consulta no fim da consulta que tenho consigo sempre a data que quero (normalmente é de 4 em 4 meses +/-).
É uma palhaçada teres de esperar por uma confirmação para ver se marcam ou não a consulta. No teu caso fazia o mesmo, procurava alternativas...
as melhoras do Miguel,
Bjs

T disse...

Ai, linda, mas que dias... Vou falar com uma colega minha que tem um alergologista e mal saiba digo-te
Bjs

Lúcia disse...

Posso dar-te o contacto do alergologista da Beatriz ( que é uma sumidade ). Em relação ao homeopata também te posso dar o contacto de onde levo a Beatriz ( e onde já conheci vários casos de sucesso ). É... eu tembém estou em todas !

Bjnhs e as melhoras.

Lúcia disse...

O meu e mail: aluciacarvalho@gmail.com ( caso queiras os contactos ).

Sa disse...

A imunoalergologista da minha filha é a Drª Elsa Pargana. Trabalha na Estefânia mas vou à consulta dela na Clínica da Criança. Até agora tenho gostado bastante dela. Beijinhos

Gina A. disse...

Lamentável!

Eu não te posso ajudar, Sandra, mas espero que alguém possa e te ajude a resolver esta situação o mais rápido possível!

Beijos

Unknown disse...

Epá... imunoalergologista por acaso não conheço...
MAs que parvoíce de sistema!!
Beijos