segunda-feira, novembro 26, 2007

19 meses de ti (e um dia)...

Divertido
És um boa-onda. Estás sempre feliz e bem-disposto. Ris muito e ao rires o mundo ri contigo. Tens jeitos de palhacito e ao pé de ti não há enfados.

Apaixonado
Muito. Pela mana principalmente, que continua a ser mama para ti. É por ela que perguntas assim que acordas e assim que nos reencontras ao final do dia. Ela é tudo para ti e é a ela que entregas os mimos mais espontâneos e sentidos. Pela mãe também. Tanto que mais ninguém se pode aproximar de mim. Nem o pai tem autorização para me abraçar. A mãe é só tua, ou pelo menos era assim que desejavas que fosse. Desengane-se quem pensa que o pai ocupa um espaço menor no teu coração, porque se não o vês quando acordas, ou quando chegamos a casa, não páras de perguntar por ele. Os cães continuam a ter um lugar principal mas lambidelas continuam a não ser o teu forte (se bem que de vez em quando sejas tu quem lhes prega com beijos no focinho).

Birrento
Muito também. Detestas ser contrariado, mas lamento filho, não pode ser sempre como nós queremos e a vida é feita de contrariedades que temos de superar. Quando te zangas choras, gritas, enfureces-te. Deitas tanto a tua raiva cá para fora que passado pouco tempo, o teu todo irradia boa-disposição. Tens manha, muita, que tanto eu como o pai ainda andamos a aprender como não nos deixarmos enganar por ela.

Carinhoso
Tu és um poço de carinhos e mimo. Não há miúdo mais sedento de mimo que tu, nem que mime mais que tu. És espontâneo nos afectos. E todos os que te são mais próximos são inundados pelos teus abraços, beijos e mimos a qualquer hora.

Malandro
Às vezes magoas sem razão aparente. Beliscões ou puxões de cabelos saem-te tão rapidamente como mil beijos depois. Cada vez são menos as situações em que isso acontece, mas estou desejosa de ver estes teus repentes extintos de uma vez por todas.

A crescer
Estás um autêntico rapazinho. Nas brincadeiras, nos gostos e até no andar.

Divertimo-nos a constatar que há tendências que parecem vir já programadas nos genes. Não brincamos mais à bola contigo do que brincámos com a mana, mas tu és capaz de passear por um jardim inteiro enquanto dás toques na bola e não te cansas. Não convives assim tanto com ferramentas, mas tudo o que se assemelhe a uma chave de fendas, tu usas para apertar os parafusos que se vêem em alguns brinquedos.

Já reconheces o Noddy (que até há uns tempos era Nóni para ti) e o Guca (ie, Ruca). E para espanto nosso já viste um episódio do Noddy quase até ao fim (até agora nunca ligaste aos bonecos mesmo quando a mana estava a ver).

Começas finalmente a ter mais paciência para ouvir contar histórias, mas ainda não nos deixas contar um livro do início ao fim, por mais pequeno que seja.

Agora o teu passatempo favorito é fazer enhenhos (desenhos) e uma das paredes já ostenta o teu talento com os marcadores. Seguras muito bem os lápis e rabiscas os papéis que encontras ou a ti próprio quando não há nada mais à mão.

De vez em quando ainda fazes um xixi pelas pernocas abaixo e houve noites em que também te descuidaste mas são raras. No entanto, o bacio descansa todas as noites debaixo da cama, porque é frequente acordares a meio da noite para fazer xixi.

Continuas a comer lindamente e comes muito bem sozinho. Já começas a ser mais criterioso com o que gostas e de vez em quando recusas o que não te apetece nessa altura.

Dormir, é que podias dormir melhor. Vais para a cama todas as noites pelas oito e meia e só dormes seguido até por volta da uma da manhã. Independentemente da hora a que vais para a cama, pelas sete da manhã já estás acordado a reclamar comida e sem vontade de esperar muito tempo por ela.

Dezanove meses meu querido, e que dezanove meses cheios têm sido.

22 comentários:

Sandra, eu simplesmente... disse...

Parabéns por mais um mês deste menino tão especial...

Ana Pessoa disse...

e eu sei que ele é um amor de menino, sei sim...

xxx

A

Anabela disse...

Muitos parabéns, Miguel.
Um menino lindo e doce que eu 'vi' nascer, que me faz babar quase todos os dias e que eu adoro!
19 meses! Ena :))
Beijinhos grandes para todos

1gota disse...

:) 19 meses (e um dia) tão bem descritos pelo o amor da tua mamã!
Parabéns Miguel!
:*

Anónimo disse...

parabéns, miguel lindo! =)

Ana Princesa disse...

Que Maravilha de texto!
Adorei! E Parabéns**

mamã disse...

Que linda descrição... Parabéns! A minha princesa também está de parabéns hoje, mas já com três anos... ;) MAs no mimo, são iguais...

Bjs

Dianamãe disse...

é um puto lindo lindo!
e que belos caracóis cor de ouro!
:)

jinhos grandes e tudo de bom!!

Unknown disse...

E o tempo passa, passa...

Parabéns!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina disse...

Parabéns pelos 19 meses.

Bjos

Cristina

Tita Dom disse...

Paixão grande!!
Parabéns!
Beijos para vós

Tânia disse...

Parabéns minha querida!
Um beijo

Lúcia disse...

Parabéns, a caminhar a passos largos para os 2 anos :)

Ana Rangel disse...

Parabéns, Miguel!!! Muitos Parabéns!!! =)

:) disse...

Já!?!? Fogo ainda ontem te "viamos" na barriguça da tua mamã... o que compensa essa rapidez é estares lindão e grande!!

beijocas
Ana Abreu

CGM disse...

Meu Deus! Já está mais perto dos 2 anos que do ano... Tem passado tão depressa e tenho tido tanto prazer a acompanhar o teu crescimento. Um beijinho, Miguel!

Maria disse...

O Miguel, daqui a nada, faz os dois aninhos! Que lindo que é ver estas evoluções, assistir a todas as suas pequenas conquistas diárias. Parabéns Miguel e mamã! Beijinhos a tds Laria

Moranguinha disse...

E o tempo passa...
E ele fica tão giro!
é delicioso saber a sua evolução!
beijocas

SC disse...

Muito bonito. O post e o Miguel na foto!
Parabéns!

(só este fds fiquei a saber porque é que nunca mais te tinha lido no bloglines)

Mocas disse...

E ... Lindo! Parabéns pelos 19!

Inês de Castro disse...

Muitos, muitos parabens por mais um mês deste menino lindo e carinhoso! beijocas